Vai para Nuvem e quer garantir que nada irá se perder?

Vai para Nuvem e quer garantir que nada irá se perder?

O acervo documental de uma empresa tem valor inestimável, dessa maneira está cada vez mais evidente a necessidade de garantir segurança desses dados. Quando armazenados localmente correm riscos de serem perdidos por conta de simples erros humanos, acidentes e até mesmo desastres naturais. As plataformas de nuvem, nessa perspectiva, têm figurado como uma solução de rápida implementação e de custo escalável, isto é, que se adapta ao tamanho de sua empresa.


Por outro lado, algumas organizações podem ficar em dúvida ao migrar para o ambiente cloud. Seja por conta do mito de insegurança ou por causa do processo para levar o grande volume de dados para nuvem, existe uma hesitação que as impede de desfrutar de uma plataforma repleta de funcionalidade, como o Office 365. Já outras companhias desejam reestruturar seu conteúdo, como no caso de alteração de templates de seus sites, remapeamento colunas e metadados ou modificação seus níveis de segurança, mas não sabem como fazê-lo. Para isso, deve-se dispor de tecnologias, como softwares de migração que permitam reorganizar os dados enquanto os levam em segurança para um novo ambiente de SharePoint ou Office 365.

Processo de Migração

O processo de migração é realizado em etapas, sendo a primeira delas a de entender o que e o quanto de seu conteúdo e aplicações realmente devem ser levados para o novo ambiente – esta é a fase de planejamento. Implementar uma nova solução baseada em nuvem sem fazê-la em uma ação conjunta com ferramentas, processos e mecanismos adequados irá fazer seu investimento tornar-se difícil e caro.

Quando realizada manualmente, a migração exige uma enorme quantidade de tempo, que poderia ser alocado em serviços de maior relevância em sua empresa. Além disso, a adequação à políticas e regulação de acessos que são pontos críticos – os níveis de permissionamento são essenciais para garantir a integridade de seus documentos bem como assegurar de esses não caiam em mãos erradas – não podem ser postos risco por desatenção humana.

É importante notar que a sua organização irá demandar uma equipe de migração com recursos externos para estar envolvida em totalidade com a implementação do projeto. Além disso, ao mesmo tempo em que a migração ocorre, funcionários e departamentos continuam a utilizar o ambiente de colaboração, ainda que este esteja sendo alterado em seu modo de funcionamento. Por isso, é vital que se possa contar com tecnologias e equipes que realizem o processo sem interromper as atividades de negócios que os usuários executam diariamente.

Ímpeto

A Ímpeto vem trabalhando com sucesso em projetos de migração. As ferramentas utilizadas por nossa empresa proporcionam à equipe de TI executar o processo livre de erros, transferindo seus conteúdos de sites, eliminando o que é repetitivo, mesclando sites, copiando fluxos de trabalho e muito mais! Além disso, nosso time de profissionais está capacitado a realizar todo o processo de Migração para que sua empresa fique livre de qualquer dor de cabeça. Quer saber um pouco mais sobre o procedimento? Agende uma consultoria gratuita conosco e iremos esclarecer suas dúvidas!

Tags: