Gestão de conteúdo autônoma e busca de dados acessível eram os maiores desafios da Ímpeto na reformulação do site do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (LAESER). Vinculado ao Instituto de Economia da UFRJ, o centro de pesquisa tem como principal objetivo estudar as desigualdades raciais e os efeitos do racismo e da discriminação na sociedade brasileira.
É através de um banco de dados, o “Fichário das Desigualdades Raciais”, que o LAESER disponibiliza para acadêmicos e ativistas (ou qualquer pessoa interessada pelo tema), indicadores estatísticos elaborados a partir das principais pesquisas demográficas brasileiras – como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Fichário, é possível cruzar informações sobre a cor ou raça, o sexo e o local de residência para obter, por exemplo, o percentual de mulheres negras formalmente empregadas na cidade do Rio de Janeiro.
No planejamento do projeto, a Ímpeto não teve dúvidas sobre a plataforma mais adequada para implantar o novo site. “O SharePoint Microsoft foi nossa escolha principalmente pela facilidade na gestão de conteúdo oferecida ao cliente, pela simplicidade de acesso para o usuário final e a integração com as ferramentas de Business Intelligence”, explica o diretor da Ímpeto, Paulo Vianna.
Antes do projeto da Ímpeto, o conteúdo do site era fixo e para fazer alguma atualização era necessário acionar programadores. “Agora conseguimos carregar publicações, matérias, avisos de eventos sem dificuldade. E somos leigos em informática”, comenta a responsável pela gestão de conteúdo do site do LAESER, Irene Rossetto.
Com as funcionalidades multilíngues disponíveis no SharePoint, a Ímpeto construiu um site trilíngue para o LAESER. “Como costumamos ter acesso de estrangeiros, considero esta ferramenta muito importante”, ressalta Irene.
A partir do projeto da Ímpeto, a navegação no Fichário ficou mais fácil e rápida. Isso se deve à integração do SharePoint com as ferramentas de Business Intelligence que proporcionam disponibilidade instantânea da informação requerida pelo usuário. “O Fichário tem alta capacidade técnica de carregamento de dados, é fácil e rápido para os usuários”, completa Irene.
Laeser
Criado em 2006, é um Laboratório de Pesquisa vinculado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O LAESER é um espaço acadêmico de desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão que visa a realização de atividades no campo de estudo das relações étnico-raciais e da contribuição teórica sobre os efeitos do racismo e da discriminação desta natureza no interior da estrutura social brasileira e de outros países assolados pelo mesmo problema.
Serviços Relacionados
Ficha Técnica
6 Meses
Arquitetura de software
Sharepoint Server
SQL/Server
Veja no Blog