Como Funciona Servidor na Nuvem: Escalabilidade e Elasticidade

elasticidade na nuvem

Como Funciona Servidor na Nuvem: Escalabilidade e Elasticidade

Como funciona o servidor na nuvem? A possibilidade de escalabilidade na nuvem é uma das características mais marcantes dessa nova tecnologia. Com ela, é possível ajustar a quantidade de espaço de armazenamento virtualmente e com muito mais facilidade. Esse processo antes exigia investimentos pesados em hardware e tempo. Mas você já ouviu falar em elasticidade na nuvem? É a mesma coisa que escalabilidade? Abaixo vamos explicar para que serve cada uma.

O que é a escalabilidade?

A escalabilidade na nuvem é uma mudança grande de tamanho de usuários, dados ou espaço. Já aconteceu de você comprar um servidor de hospedagem de um certo tamanho, e de repente ter alguma mudança, como uma crise, e diminuir significativamente o espaço requerido? E o contrário? Pode acontecer de você abrir um negócio com uma quantidade de espaço para o seu site de e-commerce, e depois fazer sucesso e precisar aumentar.

Ambos os processos demandariam um trabalho muito maior para fazer a transição em uma hospedagem local. E ainda se arrisca a ter problemas de conexão ou tempo fora do ar, que atrapalha os negócios.

Um exemplo de escalabilidade é quando você aumenta o espaço de armazenamento do seu Dropbox. É fácil, não é? Na nuvem, se você precisa de mais espaço, é só você solicitar. Dependendo da quantidade pode demorar um pouco mais ou menos, mas é sempre mais rápido do que a configuração de hospedagem local.

O que é a elasticidade?

A elasticidade é uma forma da escalabilidade, e por isso entender ela é entender muito de como funciona o servidor na nuvem mais recentemente. Mas ela se aplica a mudanças mais pontuais do que a escalabilidade. E também serve para mudanças não permanentes. Ou seja, você pode aumentar ou diminuir o espaço por um determinado momento para depois voltar ao normal. Isso é utilizado para otimizar a utilização de recursos quando a situação pede uma mudança repentina. Enquanto a escalabilidade serve para um uso mais gradual e previsível, a elasticidade se adapta em situações mais momentâneas.

elasticidade-nuvem-gráfico-300x169 Como Funciona Servidor na Nuvem: Escalabilidade e Elasticidade

Um dos grandes exemplos para isso é o e-commerce. Em épocas de festas ou promoções, como o Black Friday e o Natal. A movimentação dos sites aumenta drasticamente, podendo causar quedas da conexão ou lentidão. Isso pode custar muito dinheiro quando a movimentação e procura é tão grande. Mas também não faz sentido pagar maior armazenamento o ano inteiro para abarcar esses casos pontuais. Nesse caso, a nuvem elástica ajuda o site a funcionar melhor e você a pagar menos.

 

elasticidade-nuvem-gráfico-2-300x110 Como Funciona Servidor na Nuvem: Escalabilidade e Elasticidade

(fonte: https://blog.maartenballiauw.be/)

Ambas as escolhas são ótimas para quem prevê movimentação de dados, mas são estratégias diferentes para necessidades diferentes. Esses conceitos são uma base importante para entende como funciona o servidor na nuvem e sua aplicação no dia a dia de empresas.