29 jul Entenda Como Melhorar a Gestão da sua Empresa com a Tecnologia
Gerenciar uma empresa significa tomar uma série de ações estratégicas para que o negócio seja conduzido a melhores resultados, evitando falhas e trazendo a possibilidade de corrigir e antecipar erros.
No Brasil, 1 a cada 4 novas empresas fecha antes de completar o segundo ano no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.
Em geral, esse fechamento precoce acontece principalmente por problemas com dívidas e ações mal planejadas. Por isso, a gestão empresarial é importante e faz com que as empresas se mantenham no mercado competitivo.
A seguir, vamos conhecer algumas dicas para uma boa administração e entender qual a sua importância estratégica. Acompanhe!
Entenda o objetivo da gestão empresarial
Para começar, uma coisa precisa estar clara: o objetivo central de toda boa gestão é fazer com que a empresa cresça. Para isso, diariamente são tomadas decisões que afetam todo o andamento da organização.
De um modo geral, gerenciar uma empresa se relaciona diretamente às metas, custos com compra e venda, organização dos processos internos e externos (imagem da empresa), contratações, demissões e todos os setores que integram o negócio.
Por isso que, por exemplo, o setor de marketing é responsável por impulsionar a imagem da empresa e aumentar as vendas, enquanto o financeiro controla todo dinheiro que entra ou sai, e não o contrário.
Em uma boa administração, todas as áreas são cuidadosamente analisadas por especialistas para que as possibilidades de negócios sejam mais assertivas.
Por isso, a gestão empresarial é responsável por preparar a empresa para os crescimentos que ocorrem conforme se consolida no mercado, para que futuras crises não derrubem o negócio de uma vez.
Melhore a administração da sua empresa com tecnologia
A tecnologia pode ser bem utilizada para o controle e organização das informações do seu negócio. Com ela, é possível analisar dados sem a necessidade de uma pessoa avaliando número por número, otimizando o tempo.
Para isso, existem softwares especializados no gerenciamento de mercadorias armazenadas em estoque, por exemplo. Por meio deles a empresa controla gastos, trocas de produtos, números de itens estocados e etc.
Esse tipo de ferramenta aproxima o acesso a informações indispensáveis, para que o controle de produção possa ser feito de forma rápida e simples.
Conheça os tipos de gestão existentes
Além das ferramentas é importante conhecer as formas de se gerenciar pessoas. Isso porque, o comando pode ser feito de diversas maneiras, e é importante se adequar ao que mais combina com a realidade do seu negócio. Algumas delas são:
Gestão meritocrática
Esse tipo de gestão reconhece o colaborador por todo o seu desempenho e performance dentro da empresa. Com ela, o ambiente profissional costuma ser competitivo, pois todos entendem que têm as mesmas chances de crescimento.
Gestão democrática
Nesse caso, a administração trabalha de tal forma que, o líder de cada setor se mantém aberto à maiores participações dos colaboradores nas tomadas de decisões. Nesse caso, diferente do modelo meritocrático, o foco está mais na equipe e menos no próprio crescimento.
Gestão autoritária
A diretoria autoritária é o tipo de administração em que o gestor é o centro de tudo, tomando todas as decisões estratégicas. No caso, o risco desse tipo de gestão é o pouco envolvimento dos colaboradores nas decisões, o que pode resultar em pouco engajamento e disposição para seguir as instruções do superior.
Gestão de excelência
A gestão por excelência é um modelo que preza todas as estratégias, visando colocar a empresa no caminho mais certeiro possível. Isso significa que este tipo de modelo realiza um ciclo, baseado em planejar, executar, verificar e aprender com os fatos para repetí-los.
Tenha uma gestão empresarial eficiente
Todas as ações estratégicas que visam alcançar bons resultados fazem parte da gestão empresarial. Analisando o contexto, ela é responsável por todo o crescimento da empresa, tanto na linha de produção com contratações e mais produtos quanto no setor comercial, mostrando como vender mais e inovando os métodos.
Uma boa direção é responsável pelo crescimento da empresa, e por isso, desde o surgimento do negócio deve ser bem estruturada. A tecnologia pode auxiliar essa administração, com ferramentas criadas para analisar dados automaticamente.
Além disso, existem alguns modelos de gestão, e cabe ao administrador entender o mais adequado ao seu negócio. Algumas delas são: a meritocrática, estratégica, autoritária e de excelência.
Com uma boa gerência é possível aumentar a produtividade do seu negócio e garantir que todo o crescimento aconteça corretamente, evitando possíveis crises.
Com isso, sua empresa se mantém organizada e no mercado competitivo, aumentando as vendas e os lucros constantemente.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.