Como a Intranet pode ser uma aliada na comunicação com seus colaboradores?

intranet

Como a Intranet pode ser uma aliada na comunicação com seus colaboradores?

Imagine a seguinte situação: você foi encarregado pela implantação da nova intranet da sua empresa. Porém, alguns funcionários que trabalham há anos e sabem praticamente tudo sobre o negócio e suas operações demonstram certa resistência.

Como convencer seus funcionários nesse tipo de situação?

Não se desespere! Os pontos mais importantes para se concentrar são os benefícios que virão em conjunto com a mudança. Caso sua equipe entenda como seu dia a dia pode ser melhorado e otimizado, você não terá problemas!

Com isso em mente, apresentamos 5 dos principais benefícios que uma intranet trará para sua companhia. Você pode usá-los para convencer seus colaboradores.

  1. Comunicação aprimorada

A intranet oferece a oportunidade de um diálogo direto entre os funcionários e a diretoria. Ao efetuar o login, a equipe será atualizada com todas informações e anúncios importantes do setor. Sua equipe terá a oportunidade de oferecer feedback´s positivos e negativos para seu gerente por meio de pesquisas de opinião.

Especificamente em empresas maiores, todo o ciclo de comunicação pode ser mais demorado que o normal. A intranet não acabará com a necessidade em existir uma comunicação presencial. Apesar disso, será feita de forma mais fácil e rápida na divulgação de mensagens corporativas importantes.

      2. Processos simplificados

A intranet será muito mais do que apenas um centro de informações. Muitas empresas estão usando a intranet para automatizar e agilizar os processos de trabalho. Cabe dizer que pode ser usada de diversas formas, desde as mais simples como reservar férias ou podem ser mais complexas como avaliação de funcionários, relacionamento com cliente, entre outros. Assim, a imensidão de papéis e e-mails gerados diariamente podem ser reduzidos, aliada a otimização do tempo das equipes.

      3. Melhora no desempenho dos funcionários

Funcionários envolvidos com o processo são mais produtivos e geram mais receita para empresa. O desafio principal é continuar estimulando-os a usarem a intranet da empresa. Além de aumentar as comunicações organizacionais, também promoverá a conexão.

Espaços de trabalho colaborativos permitirão uma integração maior entre a corporação de forma geral. As equipes podem se unir e trabalhar juntas em tarefas diárias ou em projetos de longo prazo. Dessa forma, o compartilhamento de arquivos também é muito facilitado.

Blogs e fóruns de discussão permitem que a equipe compartilhe dados e informações em toda empresa, bem como iniciativas de melhores práticas. Essas ferramentas também podem ser compartilhadas com o gerenciamento dos fluxos de informações.

       4. Aumento da flexibilidade no trabalho

Trabalhar de forma flexível ou remota se torna cada vez mais comum nos dias de hoje. As pessoas estão em busca do equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. As intranets hospedadas na nuvem podem ser acessadas em qualquer momento e com qualquer dispositivo móvel.

Os funcionários não precisam estar necessariamente nas suas baias para trabalhar. Isso ocorre pelo fato de que uma intranet bem implantada significa que eles podem acessar informações de qualquer lugar. Dar as equipes essa liberdade de controlar seus projetos é um importante benefício da intranet.

         5. Gestão do conhecimento

Desde o sistema central de gerenciamento de documentos para organização até importantes informações corporativas, dados de melhores práticas e feedback da equipe, a intranet é a ferramenta para todo gerenciamento de conhecimento.

A equipe saberá que a informação mais precisa e atualizada estará na intranet somente. Isso eliminará uma ocasional desordem e falta de organização na busca de qualquer funcionário.

Além disso, a busca avançada significará que a equipe poderá localizar o que for preciso de forma fácil e rápida para executar as tarefas.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe aqui as 5 melhores práticas para uma intranet em Sharepoint e descubra como essa plataforma pode ajuda-lo a colocar seu projeto de intranet em pé de forma simples e acessível.