O que fazer para implantar um software de BI na sua empresa?

O que fazer para implantar um software de BI na sua empresa?

A implantação de um software de BI não é uma tarefa fácil de ser executada. Porém, com uma equipe competente de TI e um software adequado às necessidades, a solução se torna cada vez mais real e palpável a realidade da sua empresa.

O processo passa por diversas etapas. Elas demandam um alto grau de planejamento estratégico pois deve ser pensado cada detalhe de forma minuciosa sem deixar brechas para futuros problemas que precisarão ser sanados.

Para que não surjam inconvenientes e o software de BI da sua empresa seja um sucesso, alguns passos devem ser tomados, entre eles estão:

1.Defina os objetivos para implantar um sistema de BI:

Antes de tudo, a empresa deve estudar o motivo para a necessidade da implantação de um sistema de BI. Essa tarefa será valiosa pois a diretoria saberá realmente em quais departamentos deve ser dada uma maior atenção para solução de problemas.

Nesse momento, saber elencar as necessidades faz com que a equipe de TI possa priorizar. Isso otimizará seu trabalho e contribuirá com o desenvolvimento e descoberta de gap´s que serão corrigidos visando sempre o crescimento.

 2.Seleção da equipe:

Como dito acima, ter uma equipe capacitada e experiente é de grande importância. Consertar futuros problemas fará com que a sua empresa não explore o software em sua totalidade. Consequentemente, perderá dinheiro e oportunidades que podem comprometer as finanças ou até mesmo a imagem da corporação.

Perder essas oportunidades atualmente pode ser extremamente prejudicial pelo fato de que o mundo empresarial se mostra cada vez mais competitivo e voraz.

Esse tópico depende de 3 pontos fundamentais:

– O conhecimento da empresa que usará o software para gerar relatórios de trabalho para a empresa.

– A equipe de TI que avaliará os dados produzidos para gerar insights para a administração para futuras alterações.

– Os gestores que serão responsáveis pela tomada de decisões de acordo com os insights gerados pela equipe de TI.

3.Escolha do software de BI

Esse passo é o mais crucial e deve ser executado de forma precisa. Caso seja identificado algum erro de concepção, o sistema de BI poderá ter de ser completamente reformulado. Para dar certo, o ideal é definir em detalhes os relatórios e métricas que precisam ser monitorados o que a sua para só então escolher o software correto para ser implantado.

Depois de implantado, cabe a equipe de TI adaptar o software à realidade da empresa e deixá-lo o mais responsivo possível para os funcionários conseguirem utilizá-lo sem problemas.

Ferramentas como software o Power BI podem suprir essas demandas das empresas.

4.Ofereça capacitação aos funcionários

A melhor forma para que seus funcionários se adaptem a um novo sistema é oferecendo treinamento e capacitação. Utilizando esse meio, os funcionários terão mais facilidade para se adaptar fazendo com que a operação seja facilitada.

Outra vantagem é a de que, dominando o software, os funcionários produzirão melhores relatórios que poderão passar por uma avaliação que gerará um número de insights maior do que se eles não souberem ao certo como manuseá-la.

Agora que você já conhece os passos a tomar para colocar um sistema de BI na sua empresa, baixe o Whitepaper e veja mais informações sobre o assunto.