Guia de Power BI para iniciantes

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Guia de Power BI para iniciantes

O Power BI é uma ferramenta fácil de usar que permite se conectar a conjuntos de dados e interagir visualmente com eles e assim estabelece padrões de análise, tendências ou qualquer outra coisa relevante para o seu negócio.

No passado, as bases de dados eram difíceis de acessar e não existiam ferramentas fáceis de usar para a extração de informações de forma sistematizada. Com o Power BI é possível utiizar ferramentas de fácil compreensão, intuitivas, para organizar e manipular os dados da forma que for mais conveniente para você.

Relatórios de BI além das planilhas em Excel

Basicamente, o Power BI é composto por três etapas.
1. Obtenção de dados – desenvolveram-se conectores dentro do Excel para se atrelarem a vários tipos de fontes de dados.
2. Manipulação de dados – use as poderosas ferramentas do software para manipular a maneira como ver os conjuntos de dados.
3. Compartilhe seu trabalho – crie painéis em tempo real para mostrar seus dados e mantenha-se atualizado. Existem ferramentas adicionais para compartilhar suas criações com sua equipe.

Como obter os dados?

Existem dois componentes usados no Microsoft Excel para obter seus dados. Primeiro é Power Pivot. Esta ferramenta importa e integra dados de várias fontes para criar um modelo de dados. Permite cálculos, hierarquias e indicadores de desempenho. Você está criando um modelo de dados com Power Pivot (uma extensão da tabela dinâmica do excel).

Em segundo lugar, é Power Query. É uma ótima ferramenta de busca ou consulta. No entanto, é mais poderoso do que apenas para procurar dados; permite que você faça ações como mesclar, renomear colunas, substituir valores e outras modificações para melhorar continuamente o modelo de dados criado no Power Pivot.

Visualizando dados

Uma vez que você tenha um modelo de dados para trabalhar, o Power BI possui duas ferramentas de visualização disponíveis. O Power View, que é uma ferramenta de visualização interativa. Ela tem semelhanças com o funcionamento no Excel e no PowerPoint. Por exemplo, gráficos e tabelas.

Além disso, há o Power Map que é uma ferramenta de mapeamento de dados em 3D. Com ela, você pode levar seu modelo de dados e traçar pontos na superfície de um mapa em 3D. Dessa forma, insights como produtos mais vendidos, lojas que mais vendem, etc podem ser criados no dashboard do software e as possibilidades de apresentação e compartilhamento são infinitas.