Quanto custa a automação da gestão de processos de negócio?

automação

Quanto custa a automação da gestão de processos de negócio?

Você já se perguntou quanto custaria automatizar a gestão dos processos de negócio da sua empresa? Fique tranquilo! Você certamente não é o único a ter essa preocupação. Pense na automação de processos de negócio como um facilitador das diversas tarefas que podem ocupar um tempo precioso dos seus funcionários. A implantação pode ser rápida e apresenta retorno imediato sobre o seu investimento – gerando economia imediata, compensando os custos.
A automação de processos consiste num compilado de ferramentas inseridas em um ou mais softwares que funcionam de forma integrada com as dinâmicas organizacionais. Dessa forma é importante conhecer os benefícios que a adoção dessas metodologias e tecnologias pode oferecer a sua empresa. Quando se faz a escolha certa, os processos podem ser simplificados de forma incomparável e o investimento pode se pagar num curto espaço de tempo.

Então, o que é automação de processos empresariais?

Por definição, a automação de processos empresariais é um sistema de gerenciamento de informações e dados que visam ,objetivamente, a redução de custos e recursos direcionados usando tecnologia.
Ela elimina processos manuais que são propensos a erros humanos, como em tarefas da área financeira que, caso ocorra algum erro, pode causa prejuízos irreparáveis.

A automação possui algumas características, entre elas estão:

  • Workflows:

Regula e padroniza todos processos empresariais, para que os documentos sejam submetidos à revisão contínua.

  • Direcionamento de tarefas:

Certifica que todos documentos sejam encaminhados para a área e pessoa reponsável sem falhas.

  • Auto-indexação:

Não há mais indexação ou arquivamento manual. Com isso, todas informações pertinentes serão anexadas automaticamente e podem ser recuperados de forma fácil pelo sistema de gerenciamento de documentos.
Apesar de toda sua utilidade, 63% das empresas ainda gastam um quarto do seu tempo com tarefas manuais, isso é muita coisa, não?

O custo da automação de processos

Embora nem sempre seja fácil adotar um valor exato para os custos da automação de processos de negócio, cada minuto que seus funcionários estão fazendo alguma tarefa manual, eles estão perdendo tempo e você, consequentemente, dinheiro. Esses sistemas são baseados em ferramentas alimentadas por um software, que eliminam a perda de tempo.
Como visto acima, o preço de uma solução como essa vai depender de uma série de fatores, como:

  • A quantidade de armazenamento necessária para o curto e longo prazo;
  • Qual conjunto de ferramentas sua empresa deseja adquirir;
  • Quantos funcionários precisarão de licenças para um determinado software;
  • Serviços de suporte e manutenção.

Pode parecer estranho mas repense a maneira que você imagina os termos software e automação por 1 minuto. O principal objetivo é implantar a automação de forma rápida e fácil para agregar valor às operações de qualquer organização. Esse é um processo que abre as portas para melhorar a satisfação do cliente a partir da melhoria da eficiência operacional e da qualidade de atendimento da sua equipe: ela entregará resultados superiores aos da época dos processos manuais.
Dessa forma, pode-se oferecer uma experiência singular e manter seus clientes satisfeitos. Nos dias de hoje, esse é um enorme diferencial.
Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Inscreva-se no Webinar “Automação de processos de negócio” e saiba mais sobre esse tema!