Fluxos de trabalho (workflows) são processos corporativos que envolvem uma série de profissionais e de tarefas concatenadas para alcançar um produto ou resultado final. Tradicionalmente, estes procedimentos funcionam através de documentos impressos – muitas vezes, desatualizados- e séries de e-mails que devem passar por diversas pessoas de setores diferentes. Nos dias de hoje, tal método não faz mais sentido tendo em vista sua lentidão e falta de objetividade.
Felizmente, já existe uma solução para agilizar e potencializar estes processos. É o caso do Nintex Workflow, software que desenvolve e mantém os fluxos de trabalho dos usuários da plataforma Microsoft SharePoint. A facilidade de gerir os processos e obter aprovações, a simplicidade da interface e a integração com plataformas de ambientes externos fazem cada vez mais empresas aderirem ao recurso.
As vantagens de automação não são as únicas: os benefícios corporativos também fazem parte da série de funcionalidades desta plataforma. Os processos saem do comando de uma área (geralmente de TI) e passam a fazer parte de um sistema de responsabilidade de todos da corporação. É o fim dos longos prazos de execução para tarefas simples que agora poderão ser feitas pelo próprio analista de negócios.
Outro benefício gerencial é a possibilidade de avaliar e cronometrar as interações individuais dos colaboradores com os fluxos. Assim, fica mais simples instituir um padrão de execução de tarefas, uniformizando os processos.
É importante ressaltar o suporte que o Nintex Workflow possui também para as aplicações mais robustas, desempenhadas pelo desenvolvedor. Outro ponto é que, além dos templates inclusos no pacote,há também a possibilidade de customizá-los. Deste modo, a solução se adapta perfeitamente às necessidades particulares de sua empresa.
A economia de impressão e de papel promovida pelo Nintex Workflow, além de facilitar o desempenho do seu negócio, converte sua adesão numa iniciativa sustentável – prática cada vez mais acertada para empresas de qualquer segmento.