5 Vantagens de fazer a sustentação de sistemas fora de casa

manutençao-software-sistema-empresas-ti-call-center

5 Vantagens de fazer a sustentação de sistemas fora de casa

Sua empresa utiliza variados produtos de TI no dia a dia e eles devem acompanhar suas necessidades por melhorias. Seus sistemas possuem um ciclo de vida e precisam de atualização constante para funcionar a todo vapor. A disponibilidade dessas estruturas asseguram que seus serviços não serão interrompidos e, por consequência, seus negócios prejudicados.

Realizar manutenções adaptativas, identificar necessidade de mudanças, garantir a funcionalidade e aumento da performance, registrar e avaliar erros e bugs são algumas das funções da chamada Sustentação de Sistemas. Esse trabalho é, muitas vezes, extenso para as equipes de TI existentes nas corporações, isso quando elas existem. Uma solução crescente no mercado tem sido a terceirização com prestadoras de serviços de TI ou Outsourcing. O outsourcing seleciona e aloca profissionais de tecnologia treinados para trabalhar por de forma presencial ou remota, suprindo um gap em uma tarefa estratégica.

Veja algumas vantagens:

1 – Simplificar a Gestão

Em vez de trabalhar com diversos colaboradores, o gestor da empresa precisará se preocupar em gerir um ou poucos fornecedores, com garantia de entrega do SLA contratado. Seviços de help desk, canal de reclamações e profissionais voltados exclusivamente para resolução de problemas, fazem da terceirização uma opção de baixo custo e de fácil adaptação de às demandas que surgirem.

2 – Manter a independência de colaboradores especialistas

Quem nunca perdeu aquele colaborador que sabia tudo sobre os processos e os sistemas, com uma documentação nem sempre atualizada? Além de acabar com a necessidade de treinar um novo colaborador para a função, fazer manutenção evolutiva das aplicações da sua empresa com uma equipe externa de sustentação de TI fará com que você não perca tempo nem a memória dos projetos em andamento.  O profissional já chega à empresa qualificado, pronto para produzir e com foco total em seu projeto.

3 – Ter acesso à uma equipe multidisciplinar de especialistas a um custo acessível

Você não precisa se preocupar em manter dentro de casa diversos níveis de especialistas para manter as demandas de manutenção do seu sistema. Ao optar por levar esse trabalho para fora de casa você contará com profissionais gabaritados nas tecnologias e práticas. Esse especialista executará tarefas necessárias para o trabalho de melhoria contínua no desenvolvimento das suas aplicações. Eles atuam em diversas áreas, como desenvolvimento, webdesign, infraestrutura, banco de dados e gestão de projetos.

4 – Trabalhar com as melhores práticas de controles e processos

Manter colaboradores internos atualizados em relação às melhores práticas do mercado na área de tecnologia não faz parte do seu negócio, correto? Mas o fato é que, se você tem um colaborador responsável pelos seus sistemas, ele precisa estar em consonância com o mercado e isso custa caro. Ao levar a sustentação de softwares para fora da sua empresa, você tem contato com as mais modernas metodologias de gestão e desenvolvimento, como scrum, kanban e itil, contando ainda com livre acesso às ferramentas de controle e monitoramento disponibilizadas pelo parceiro de TI.

5 – Ter visibilidade do trabalho realizado com Dashboards e Relatórios

Ao manter uma equipe interna de colaboradores  numa atividade que não é o seu core business, a produtividade do departamento é comprometida por não ser possível garantir que o trabalho está sendo realizado da forma mais eficiente possível. Seja para monitorar os itens de SLA contratado ou acompanhar os indicadores de sucesso (KPIs) e o processo de alocação de custos e recursos em tempo real, terceirizar a sustentação de sistemas e aplicações da sua empresa é a melhor forma de otimizar o orçamento de TI.

Ficou interessado com o assunto? Logo abaixo, disponibilizamos uma lista com os principais pontos ligados à escolha de um novo fornecedor para lidar com a sustentação de sistemas da sua empresa!