4 Dicas de Implementação do SharePoint de sua empresa

4 Dicas de Implementação do SharePoint de sua empresa

SharePoint. Uma solução flexível que pode trazer o melhor para seu negócio, ainda mais com um planejamento coerente e completo. Não basta apenas escolher o serviço ideal ou quem vai colocá-lo em prática: é preciso saber o que esperar e procurar antes, durante e depois do lançamento. Graças à nossa experiência, no entanto, sabemos como isso consegue ser difícil, então preparamos uma lista de dicas bastante úteis!1 4 Dicas de Implementação do SharePoint de sua empresa

1.    Entenda melhor o SharePoint e como aplicá-lo à sua empresa

Antes de escolher uma empresa para levar o SharePoint até o seu negócio, entenda a plataforma. Se você tiver um conhecimento geral dele, quando seu consultor usar um termo técnico, falar de recursos ou de uma função, você saberá melhor do que se trata. Por isso, demos online e sites de tecnologia são uma ótima ferramenta, assim como glossários dos termos mais utilizados. Dessa forma, percebe as melhores formas de usá-lo para suprir suas necessidades, dentro de uma expectativa condizente. E também nada melhor do que saber o que esperar do produto que está adquirindo, certo?

2. Não tenha medo de tirar dúvidas – nem de deixar claro o que quer

Você não é obrigado a saber tudo sobre o SharePoint. Afinal, é uma plataforma nova no seu negócio, ou pelo menos estão sendo feitas mudanças dentro dela. Você sabe o que quer, mas perguntas sempre podem surgir e você precisa ter certeza de que tudo sairá bem, então não tenha medo de trazer esses pensamentos à tona. Deixe claro para a equipe de implementação suas expectativas e converse com eles sobre os pontos mais confusos no projeto. Não existe pergunta óbvia e não há como sua iniciativa funcionar se você não disser o que deseja pra ela.

3.    Monte uma estratégia posterior ao lançamento

Um projeto em SharePoint não acaba depois que o sistema é lançado – a maioria dos que acabam falha. Por isso, é importante manter em mente que colocá-lo no ar é apenas metade do caminho. Pergunte-se o que você pode fazer depois do lançamento: treinamentos, encorajar a utilização pela equipe, atividades para deixar a iniciativa interessante, etc. Fale com seu consultor pra entender que medidas podem ser tomadas.

4.    Pense em aplicativos externos

Nem sempre um desenvolvedor SharePoint vai criar a melhor solução para suas necessidades dentro da plataforma. Há aplicativos desenvolvidos por terceiros exatamente para funções que as empresas geralmente precisam, como os da Nintex. Assim, na grande parte das vezes é possível poupar tempo e recursos e, ao invés de surgir com algo do 0, dar valor a essas ferramentas externas. Procure entender quais as melhores para o que você precisa e planeje maneiras mais eficientes de atingir seus objetivos.