14 set Qual é a melhor forma de licenciamento do Office 365 para sua empresa? Vamos desvendar!
O Office 365 certamente revolucionou o dia a dia das organizações. Com diversas funcionalidades essa ferramenta é a articulação de software e serviços alocados em nuvem. Essa plataforma dispõe de um imenso espaço de armazenamento, dessa forma sua empresa não terá de preocupar com o volume dos dados.
LICENCIAMENTO
Para as empresas de pequeno e médio porte, que necessitam de 5 – 250 licenças, recomenda-se:
- Open License – pagamento pré-pago por meio de contrato de 1 ano ou
- Open Value – O pagamento desta versão ocorre através de três parcelas anuais, por meio de contrato de 3 anos. É importante ressaltar que o cliente que adquire alguma das versões Open tem o inconveniente de, caso um usuário venha a sair da empresa, a licença continua sendo paga ainda que em desuso.
- Cartão de crédito – a compra desta versão tem a vantagem de ser realizada diretamente no portal da Microsoft, no entanto possui desvantagem de ter seu pagamento feito por meio de cartão de crédito corporativo, o que pode gerar dores de cabeça às empresas por dificultar o processo de contabilidade
- CSP – Se sua empresa busca por uma opção de uso escalável, o modelo ideal de licenciamento é o CSP (Cloud Solution Provider). A oferta do CSP é mensal e pós-paga, ou seja, se paga somente pelo que se usa, além de permitir uma maior maleabilidade quanto ao número de usuários, que pode se alterar com o tempo. O cliente utiliza neste o dólar Ptax, diferente do que ocorre no pagamento realizado com cartão de crédito que utiliza o dólar de turismo, além disso o pagamento é realizado por meio de boleto bancário para 30 dias. Essa oferta conta ainda com nota fiscal, o que facilita a verificação dos gastos da corporação.
Para as empresas de médio a grande porte, que necessitam de 250 ou mais licenças, recomenda-se, além do CSP, os modelos:
-
Enterprise Agreement (EA)
Oferece o melhor valor para as organizações com 250 ou mais usuários ou dispositivos que querem um programa de licenciamento por volume administrável que lhes dá a flexibilidade para comprar serviços de nuvem e licenças de software sob um acordo. Foi é projetado para organizações que querem licenciar software e serviços de nuvem por um período mínimo de três anos.
-
Microsoft Products and Services agreement (MPSA)
É um contrato único para suas compras de Serviços on-line, software, e Software Assurance em toda a organização. Economiza-se tempo e dinheiro através da combinação de pontos de compra para obter-se o melhor nível de preços.
Para empresas de grande porte, esses modelos podem obter algum desconto frente a Microsoft, no entanto é necessária uma análise mais profunda do perfil da empresa, pois muitas vezes a opção CSP ainda configura como a melhor.