07 ago 3 empresas que utilizaram um sistema de BI ao seu favor
Como visto no último blogpost, poder adquirir um sistema de BI se torna necessário a partir do momento em que a empresa precise de informações precisas para dar suporte às decisões estratégicas. Logo abaixo, confira 3 cases de empresa que utilizaram BI para aumentar os rendimentos.
Case BI 1: Alemanha e o título da Copa do Mundo de 2014
Após o título da Alemanha na Copa do Mundo, o assunto que também ficou em evidência foi como a seleção utilizou uma ferramenta de BI para aumentar sua produtividade. Por meio dela, era possível analisar dados como número de passes, velocidade de corrida e o quanto foi percorrido pelos atletas durante os jogos.
Os relatórios produzidos foram passados à comissão técnica e aos jogadores. Baseado nisso, foi possível descobrir os jogadores que produziam mais e tinham um desempenho melhor. Essas informações eram usadas para o time titular ser composto pelos jogadores com os melhores números.
Atualmente, diversos clubes utilizam essa metodologia para saber o que podem melhorar sempre otimizando o desempenho dos atletas.
Case BI 2: Toyota USA
A Toyota passou por um grande problema porque possuía computadores que produziam uma quantidade enorme de relatórios e, no final, não possuíam direcionamento.
E o que essa prática acarretava?
A administração não conseguia ter controle sobre os documentos e tomar uma decisão estratégica se tornava uma tarefa quase impossível.
Outro problema que acontecia era que os números gerados não possuíam exatidão alguma prejudicando o serviço logístico da empresa.
Baseado nisso, a CEO da Toyota, Barbara Cooper, implementou uma solução de BI que foi se adaptando a empresa com rapidez impressionante. Tempo de trânsito, custo da fabricação dos carros e otimização do processo de trabalho dos funcionários estão entre os benefícios de ter implementando uma solução de BI na empresa! O retorno dado foi de 506% sobre o investimento.
Case BI 3: FIAT Automóveis
A Fiat tinha um desafio a ser cumprido. Deixar o novo lançamento do Uno com a cara do seu consumidor.
O que eles podiam fazer para tirar esse desafio do papel?
A resposta é clara e fácil. Utilizando uma solução de BI e pesquisas nas redes sociais tornaram esse projeto uma realidade! Utilizar essa estratégia foi extremamente benéfico e preciso para o momento. O novo Uno foi um sucesso de vendas e avaliações, fazendo com que o carro ganhasse o prêmio “Carro do ano 2011”, pela revista Auto Esporte.
Esses exemplos foram selecionados para que você entenda como implantar BI na sua empresa trará diversos benefícios para o rendimento e o crescimento dela. Ficou interessado? Saiba mais baixando o Whitepaper feito para sua empresa.