5 Alternativas ao InfoPath para os formulários de SharePoint

5 Alternativas ao InfoPath para os formulários de SharePoint

Lançado como parte do Office 2003, InfoPath era utilizado em conjunto com o SharePoint, permitindo aos usuários criar e manter formulários em suas intranets e sistemas semelhantes. Inicialmente, ele foi muito útil, ao longo do tempo, no entanto, algumas das limitações da ferramenta vieram à tona.

formulario-infopath-sharepoint 5 Alternativas ao InfoPath para os formulários de SharePointIsto levou os usuários que experimentam problemas quando os formulários eram publicados no SharePoint, tais como problemas de renderização HTML. As versões móveis dos formulários também sofreram com falhas. A principal reclamação por parte dos usuários era de que a ferramenta não oferecia uma experiência integrada.

Os formulários InfoPath se tornaram obsoletos, e por isso decidiu-se que o InfoPath 2013 seria a última versão do aplicativo a ser liberado. Para preencher a lacuna deixada pelo Infopath, selecionamos algumas alternativas para trabalhar com formulários:

1. Formulários personalizados .NET no SharePoint

Formulários personalizados permitem grande liberdade no processo de criação, contanto que se tenha o know-how técnico. Criando um formulário no Visual Studio significa que pode-se construir o que quiser, e este será adequado para uma gama de diferentes tecnologias.

A desvantagem de ter tantas possibilidades é que deve-se ser (ou contratar) um desenvolvedor do SharePoint que realmente conheça seu material. Para a construção de formulários complexos, esta é a rota mais flexível para se usar.

Prós:

  •  Visual Studio tem muito poucos limites em termos do que se pode criar
  • Uma ferramenta extensível

Contras:

  •  Necessidade de conhecimento em profundidade e grandes habilidades de desenvolvedor SharePoint
  •  Pode ser difícil de manter

2. Pesquisas em Excel hospedadas online

São conhecidos como “Formulários em planilhas”, pois usam planilhas simples do Excel para armazenar os dados de formulário inseridos. As pesquisas em Excel podem ser criadas em Onedrive e Onedrive for Business, e são perfeitas para a criação de formulários leves e simples.

Prós:

  •  Usa uma ferramenta muito acessível no Excel
  •  Fácil de transformar e visualizar dados

Contras:

  •  Somente pode ser usado para criar formulários muito básicos
  •  Não há opções de design
  •  Não possui boa usabilidade em dispositivos móveis

3. Aplicativos de formulários no Access Online

Parte da atualização para o SharePoint 2013, os aplicativos do Access são bancos de dados a serem usados em um navegador web padrão. Os dados são armazenados no SQL Server ou banco de dados do Azure, de modo que os dados podem ser compartilhados dentro da sua empresa usando tanto o SharePoint On Premises quanto o Office 365. O Access pode ser usado para criar aplicativos independentes com dados relacionais, completando com formulários SharePoint para cada tabela de dados.

Prós:

  •  Apoio de dados relacionais em vários níveis
  •  Modelos de tabela de dados para acelerar o processo de criação

Contras:

  •  Não construído para listas individuais ou tabelas

4. Documentos estruturados no Word

Usando documentos estruturados, a criação de formulários pode ser feita internamente no Word. Em um sentido similar ao uso de Excel, este é um método bastante simples e direto para a criação de formulários, mas acaba sacrificando a complexidade e a funcionalidade com ele.

Prós:

  •  Muito acessível através do Word
  •  Design de formulário simples, que será familiar a qualquer um

Contras:

  •  Alcance muito limitado para a concepção e personalização

5. Nintex Forms

Se nenhuma dessas alternativas serve pra você, experimente o Nintex Forms. O Nintex Forms permite que os usuários possam rapidamente criar e publicar formulários para web e em plataformas móveis com um simples “arrastar e soltar”. Com a opção de instalar Nintex Forms diretamente em um ambiente SharePoint, os usuários podem economizar tempo criando formulários sem sair do SharePoint, e ainda fazer uso dos recursos do SharePoint e Office 365: metadados gerenciados, listas externas, menus drop-down e muito mais.

A solução de formulários é construído em cima do SharePoint, por isso não há necessidade de uma aplicação adicional do cliente .

Prós:

  •  Conhecimento em HTML ou JavaScript não é necessário
  •  Sem necessidade de aplicação do cliente
  •  Funcionamento pleno em dispositivos móveis

Ainda está com dúvidas sobre a melhor opção para seu negócio? Agende uma consultoria gratuita com os especialistas da Ímpeto e iremos aprofundar o tema de acordo com suas demandas.