7 Melhores práticas no Nintex Workflow para SharePoint

7 Melhores práticas no Nintex Workflow para SharePoint

Os workflows de sua empresa são fáceis de usar, ajudando a aumentar a produtividade em toda a organização, e melhorar a automação de processos? Ou parecem servir somente para produzir e-mails de spam e deixam os usuarios pensando qual é a finalidade deles? Nintex é líder no mercado de automação de fluxos de trabalho, e os seus workflows são utilizados por inúmeras empresas ao redor do mundo para simplificar e agilizar seus processos e procedimentos.

nintex-fluxo-automacao-workflow-300x300 7 Melhores práticas no Nintex Workflow para SharePointEmbora fluxos de trabalho para gerenciamento do SharePoint e Office 365 sejam incrivelmente úteis, é preciso seguir as melhores práticas para garantir que eles lhe tragam todos os benefícios que prometem. Para começar, confira este guia com dicas de melhores práticas e truques para pôr sua empresa no caminho certo.

 

1. Primeiramente pesquise

A beleza dos Workflows é que eles são muito simples de construir, mas isso não deve ser uma desculpa para uma má preparação. Para garantir que seus fluxos de trabalho são realmente úteis e tem um propósito, é preciso pesquisar. O primeiro passo é entrevistar as pessoas que usam os fluxos. Quais as atividades que elas realizam? Como são seus processos de trabalho? O que os tornaria mais fáceis? Uma vez que se tem uma compreensão profunda de para que eles precisam de fluxos, sua organização está pronta para a próxima etapa.

 

2.Faça o design de forma colaborativa

O fluxos devem envolver os usuários finais em todo o processo. Trabalhe com eles para projetar um processo que faça sentido; eles podem dizer se o fluxo de trabalho atinge o que eles querem, e também se eles desejam acrescentar algum passo que considerem importante.

3.Teste

Esta etapa é crucial; é necessário testar o fluxo de trabalho várias vezes para garantir que não haja ‘loops eternos” e outros erros comuns no design.

4.Adicione rótulos para documentar os seus fluxo de trabalho

Nintex Workflow permite adicionar etiquetas, que explicam a lógica por trás do fluxo de trabalho. Certifique-se de usá-las para que outros designers de fluxos que venham a editar a sua criação, no futuro, entendam o que está acontecendo. 

5.Faça backup de seus fluxos de trabalho

Pode levar horas, ou mesmo dias para construir e testar um fluxo de trabalho eficaz. Seria uma pena perder todo esse esforço, seja por acidente ou porque o fluxo foi temporariamente removido do SharePoint. Sua empresa pode precisar reutilizar esse fluxo no futuro, ou modificá-lo em uma data posterior. É, portanto, indipensável armazenar seus fluxos em um local seguro.

6.Saiba como delegar, e outros truques úteis

Se um usuário desempenha um papel central em um fluxo de trabalho, o restante da equipe terá grandes problemas quando essa pessoa ou vai em férias, ou sai do negócio de forma permanente. Felizmente, isso pode ser combatido com a delegação.

Nintex permite que se construa uma delegação no fluxo, que garante que os indivíduos possam definir respostas automáticas e enviar uma tarefa para um colega quando eles estão longe.

7.Reciclar é bom!

Por que recriar um conjunto de ações no Nintex Workflow quando sua organização já os construiu em outros lugares? Nintex permite criar e nomear trechos, e depois reutilizá-los quando precisar. Isto poupa-lhe muito tempo e frustração.

Os Workflows da Nintex são impressionantes. Eles são tão fáceis de usar que qualquer pessoa, mesmo sem treinamento, pode começar a construir workflows poderosos que alteram processos em sua empresa. No entanto, a fim de garantir o sucesso, é vital seguir as melhores práticas – sendo algumas delas citadas acima. Quer entender melhor como funciona o Nintex Worflow? Agende uma consultoria gratuita com a Ímpeto e iremos mostrar como essa ferramenta pode somar no dia a dia de sua empresa!