3 Metodologias que Garantem Eficiência na Sustentação de Sistemas

3 Metodologias que Garantem Eficiência na Sustentação de Sistemas

Realizar a sustentação de sistemas pode ser um trabalho dispendioso e de difícil execução para sua organização. Seja por demandar profissionais com qualificações diversas ou por necessitar de articulação de pessoas que, muitas vezes, não trabalham na mesma equipe (infra, design, etc.), o processo de manutenção de seus softwares pode gerar dor de cabeça. Uma saída tem sido, como comentamos no post anterior, terceirizar esse conjunto de tarefas para assegurar que seus sistemas evoluam a um baixo custo.

Mas como ter certeza de que a  empresa de tecnologia terceirizada irá atender às necessidades e executar as missões de forma correta e dentro de prazos?

Assim, é essencial contar com um parceiro que adote metodologias modernas  e eficazes, quando realiza a manutenção de seu sistema. Aqui na Ímpeto, temos a preocupação em entregar a melhor experiência em serviço para nossos clientes. Por isso, adotamos o que há de mais avançado no mercado. As tecnologias Scrum, Kanban e ITIL auxiliam nossas equipes a manter total controle sobre os processos otimizando tempo e recursos.

Como elas funcionam?

SCRUM

Scrum é um Framework ágil para completar projetos complexos. Ele possibilita oferecer um serviço mais alinhado com as necessidades dos clientes. Com esta metodologia, os processos são divididos em etapas com suas respectivas tarefas e metas ao longo do tempo. Esta estratégia permite a equipe se reunir periodicamente para saber o que foi feito, quais os desafios seguintes e como eliminar possíveis impeditivos ao bom desempenho do processo.

KANBAN

É uma ferramenta visual criada com o objetivo de manter o alto nível de produção no desenvolvimento de seus sistemas. Sua natureza altamente visual permite que as equipes se comuniquem mais facilmente sobre suas metas e prazos. Representado por um quadro, geralmente, utiliza cards para representar um fluxo pré-estabelecido das etapas de um processo. Esse sistema também busca identificar e resolver restrições que limitam sua performance.

Esse tipo de gestão facilita a assimilação das informações por meio de gráficos, símbolos e diagramas, além de aumentar os níveis de transparência, uma vez que os detalhes das operações estão expostos a todos. Ele padroniza sugestões e processos, o que reduz desperdício e maximiza o valor. O sistema estimula constante melhoria por permitir que as equipes analisem a eficácia através do rastreamento de fluxos e medição de qualidade.

ITIL

ITIL é uma biblioteca de publicações a respeito das melhores práticas de gestão de serviços de TI. Esses materiais contêm informações sobre funções e processos a respeito, serviços web, nuvem, outsourcing e muito mais. Utilizamos essa metodologia para melhorar nossos serviços maximizando os benefícios para as organizações, fornecendo cada vez mais valor. Essa estratégia de promover contínuas melhorias nos permite planejar e gerenciar as mudanças necessárias nos sistemas ou implantar novas estruturas, dessa forma, diminuímos os riscos de falhas ou interrupções.

Quer entender como essas ferramentas podem funcionar na sua empresa? Logo abaixo, disponibilizamos uma lista com os principais pontos ligados à escolha de um novo fornecedor para lidar com a sustentação de sistemas da sua empresa!