Como Yammer pode tornar sua intranet mais interativa?

Como Yammer pode tornar sua intranet mais interativa?

Um dos grandes objetivos de uma corporação que adota um sistema de intranet é promover maior integração entre seus stakeholders. Com isso, passa-se a produzir diversos conteúdos para incentivar o envolvimento com a cultura da empresa. No entanto, mesmo após a implantação, as organizações ainda enfrentam o baixo engajamento. Então, de que modo sua empresa pode suprir os gaps de comunicação e obter aumento de produtividade? Yammer é a resposta!

Uma das formas de tornar seu conteúdo mais acessado é integrar sua intranet com o Yammer.  Por meio de um projeto customizado é possível criar “janelas” pelas quais os usuários são redirecionados para um certo grupo ou fórum. Ele é uma rede social corporativa privada, onde usuários podem criar posts de interesse geral ou de um determinado departamento. Com fóruns para discussão de tópicos, podem debater sobre o andamento de projetos, evitando excesso de reuniões. Assim, são estimulados a compartilhar informações de forma rápida e a estar conectados com as pessoas certas.

Com foco em conteúdos corporativos, o Yammer faz frente à redes sociais abertas, já que nelas podem haver dispersão por parte do colaborador, enquanto que na rede microsoft, existe total atenção aos assuntos  de interesse da empresa. O uso do Yammer, porém, não se limita a isso, possibilitando inúmeras formas de tornar sua organização mais colaborativa. Confira algumas delas:

Help Desk de TI

Sua empresa está sempre passando pelos mesmos problemas de TI? Gasta muito tempo para obter uma resposta desse setor? Uma solução bastante simples é a criação de um grupo no Yammer para funcionar como um canal de suporte à falhas técnicas. Dessa, forma seus funcionários podem relatar problemas e obter ajuda em tempo real, minimizando impactos negativos nos negócios causados por interrupções. O serviço se torna mais automatizado, o usuário tem mais autonomia, o tempo de resolução é menor e a produtividade, maior, além de aumentar o grau satisfação.

Comunicação interna

A reputação é construída por meio de mensagens disseminadas pela companhia aos funcionários e clientes. Tanto gestores quanto funcionários, de todos os níveis hierárquicos, devem buscar cooperar em busca de pôr em prática os objetivos e valores da empresa. O Yammer pode aumentar a eficiência da comunicação interna de sua empresa. Isso porque:

  • Permite rápida obtenção de feedback entre gestores e funcionários;
  • Reduz significativamente a quantidade de emails trocados;
  • Possibilita à empresa dar diversos informativos, bem como divulgar os passos de estratégias adotadas.

Recursos Humanos

Das principais dificuldades do departamento de recursos humanos de uma empresa é criar um senso de “comunidade” junto aos trabalhadores. Isso se intensifica quando se trata de novos contratados, que levam um maior tempo para incorporar a cultura da companhia. Sua produtividade pode se manter baixa por um tempo, visto que treinamentos podem ser longos e cansativos. Com uma ferramenta como Yammer é possível reduzir custos com treinamentos ao criar um grupo com material útil e relevante. Com o processo onboarding acelerado será possível que obter o conhecimento e habilidade necessários para se tornarem membros efetivos da empresa.

Vendas

Tem dificuldade para obter insights em tempo real sobre concorrentes e para fechar negócios com clientes? Com yammer pode-se ter toda informação necessária disponível de forma simples e de rápido acesso. Assim, seu time de vendas pode estabelecer um diálogo efetivo com seus possíveis compradores.

Inovação

A criação de novos produtos está cada vez mais baseada em desejos do consumidores e nas tendências do mercado. Por isso, se torna cada vez mais essencial poder se conectar com diversas ideas. O Yammer é o espaço perfeito para que equipes possam criar grupos para projetos, fazer brainstorms e acompanhar o desenvolvimento de novas mercadorias.

Presente em diversos planos do Office 365, o Yammer é uma ferramenta que muitas empresas deixam de disfrutar por falta de conhecimento. Para quem planeja criar uma plataforma de intranet, pode ser aquele “empurrãozinho” para aumentar a interação com seus usuários. Quer entender melhor sobre essa feature? Baixe agora o Guia feito para sua empresa!