Use o Power BI para relatórios adicionais do SharePoint

Use o Power BI para relatórios adicionais do SharePoint

dashboard Use o Power BI para relatórios adicionais do SharePointO Power BI, uma ferramenta de visualização e geração de dados de fácil utilização criada pela Microsoft. O Power BI pode garantir que o seu ambiente SharePoint seja utilizado corretamente pelos usuários finais.

Power BI é uma ferramenta de visualização de dados, que está disponível gratuitamente através da sua Conta Microsoft. É uma ferramenta relativamente nova que está disponível na versão Desktop e Online.

É simples de usar. Pode-se publicar seus painéis e relatórios on-line com interfaces de usuário atrativas em apenas dois cliques, e para qualquer grupo que quiser.

Porque testar o PowerBI

  1. É grátis – Existe a versão Pro, que permite que os usuários apresentem mais dados, mas as empresas podem trabalhar tranquilamente com a versão gratuita na maioria de seus relatórios.
  2. Existem cerca de 65 fontes diferentes de dados disponíveis que podem ser integradas no Power BI. De um banco de dados SQL para ferramentas de terceiros, como Salesforce, Google Analytics e outras ferramentas úteis.
  3. Nenhuma codificação é necessária. Pode-se configurar seus dados usando operações simples e também pode usar operações Simili-Excel para ganhar mais flexibilidade.
  4. Com as áreas de trabalho do Grupo Microsoft e o Office 365, o compartilhamento de painéis é bastante simplificado. Pode-se compartilhar painéis de controle apenas com alguns indivíduos de um grupo e todos eles podem acessar as versões online através da página Serviços da Microsoft.
  5. Recursos do SharePoint do Power BI – Confira instruções sobre como produzir um dashboard, usando dados do seu ambiente do SharePoint:
  •  Faça o download do Power BI para Desktop – Embora o Power BI tenha duas versões (Online e para Desktop), é melhor usar a versão do Desktop para criar o painel e publicá-lo por meio do Power BI Online para compartilhar o painel com seus colegas.
  • Obtenha dados do SharePoint – Ao abrir o Power BI, clique no botão “Obter Dados” para acessar as fontes de dados disponíveis.
  • Selecione o tipo de dados correto – Existem 3 tipos de conectores de dados do SharePoint disponíveis: Pastas, listas online e listas regulares. Escolha o tipo de objeto e adicione o URL do SharePoint.
  • Carregue seus dados – No site à esquerda, selecione a pasta ou a lista relevante. Você verá uma visualização dos dados que podem ser carregados.
  • Edite sua consulta para criar bons visuais – Agora que os dados estão carregados, pode-se criar gráficos. Para criar os elementos visuais adequados, pode-se ter que criar colunas ou agrupar linhas juntas. A Microsoft explica bem como isso deve ser feito.
  1. Publique seu relatório no Power BI Online – Quando estiver satisfeito com seus recursos visuais, publique o relatório no Power BI Online clicando no botão “Publicar”.
  1. Encontre seu relatório publicado no Power BI Online – Vá em powerbi.microsoft.com. Você verá o relatório na seção cinza no meio da coluna da esquerda. Antes de avançarmos, aqui estão os diferentes elementos visíveis nesta seção.

Espaço de trabalho

Este é o seu espaço de trabalho pessoal ou um espaço de trabalho de grupo compartilhado.

Relatórios

Isto é o que está sendo publicado na área de trabalho do Power BI. Para transformar este relatório em um dashboard, você precisa pino as telhas em um dashboard.

Datasets

Esta é a fonte de dados, para tornar os dados dinâmicos, você precisa ir nesta seção e agendar atualizações automatizadas.

  1. Transforme seu relatório em um painel – É bastante simples, basta acessar o relatório e clicar no ícone de pino. Então, você pode selecionar ou criar o dashboard que você quer seu visual sobre.
  1. Agendar uma atualização automatizada – Para fazer isso, vá na seção de conjunto de dados, encontre seu dataset, clique no botão “…” e selecione a opção de atualização programada. Assim, terá a opção de inserir suas credenciais e selecionar a frequência de atualização.
  1. Compartilhe seu painel – Se você criar um Espaço de Trabalho de Grupo, você precisará dar acesso ao espaço de trabalho para seus usuários. Em seguida, você pode pedir-lhes para se conectar a powerbi.microsoft.com ou você pode simplesmente enviar o URL!