Proteção contra esquemas de corrupção? Compliance é a resposta!

Proteção contra esquemas de corrupção? Compliance é a resposta!

Escândalos de corrupção ao redor do mundo mostram a importância de políticas efetivas contra atos criminosos. No Brasil, mais especificamente, é possível acompanhar o desenrolar de julgamentos, que a cada dia ganham contornos mais complexos. Esses acontecimentos culminaram na criação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). Com ela, a responsabilização das empresas, seja no âmbito civil ou administrativo, se torna mais objetiva quando são praticados “atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira”.

Uma saída encontrada para se proteger desses possíveis processos, são as práticas de compliance. Compliance são instruções para seguir o conjunto de normas, regulamentos, políticas e diretrizes estabelecidos pela empresa, que visa evitar, detectar e tratar desvios de conduta.

compliance-1 Proteção contra esquemas de corrupção? Compliance é a resposta!Por ser formada por pessoas, que apresentam os mais diversos comportamentos, é impossível assegurar-se que nenhum de seus colaboradores, parceiros, fornecedores irá colocar a organização em condição de ré. A partir do momento em que se provam benefícios ilícitos dados às companhias, elas rapidamente ficam sujeitas a sofrer as penalidades.

 

Agora as empresas são responsabilizadas por práticas ilícitas e poderão pagar multas de até 20% de seu faturamento. Para obter o acordo de leniência, isto é, redução de penas é necessário que as empresas colaborem efetivamente com as investigações e com o processo administrativo. Dele deve resultar a identificação dos envolvidos na infração administrativa, quando couber; e a obtenção célere de informações e documentos que comprovem a infração sob apuração.

Treinamentos presenciais de funcionários, visitas a fornecedores e parceiros, ou até mesmo efetuar a contração de empresas para treinar essas pessoas, são algumas das ações que as corporações vêm adotando para se assegurar que todos cumpram as políticas pré-estabelecidas. No entanto, esses processos são extremamente caros, além de ser difícil comprovar perante às autoridades a sua eficiência e isenção de interesses próprios da empresa nos mesmos.

Daí a necessidade de poder contar com ferramentas simples e de baixo custo como o App criado pela Ímpeto: o Compliance 365. O Compliance 365 no qual a empresa tem total controle sobre seus funcionários, rede de fornecedores e terceirizados estarem em conformidade com as políticas da organização. Garanta a integridade de sua empresa com o Compliance 365!

Veja mais em ClickCompliance!