Nintex Update 2016: venha conhecer as novidades!

Nintex Update 2016: venha conhecer as novidades!


upgrade-201409-300x204 Nintex Update 2016: venha conhecer as novidades!As ferramentas Nintex, sobretudo as de tecnologia mobile, tem sido de grande valor quando se trata de potencializar a execução de tarefas no cotidiano das empresas. Para plataformas móveis, conta-se com Nintex Mobile. Por meio dele, verifica-se o andamento dos fluxos, cria-se formulários de aprovação de compras, pedidos de licença e muitos outros.

Segundo pesquisas do instituto Aberdeen Group, que avalia tendências de mercado, o uso de plataformas móveis afeta o trabalho das empresas da seguinte forma:

  • Aumentam em cerca de 66% a comunicação e colaboração das equipes de trabalho.
  • Fornecem rapidamente informações ao responsável pela tomada de de decisão em 48%.

Já conhecida no mercado por suas funcionalidades, a Nintex traz algumas novidades em 2016. Dentre elas estão:

1.Drawloop

O Drawloop foi adquirido pela Nintex e vem para preencher alguns gaps da plataforma. com ele é possível criar documentos dinâmicos a partir de dados de diversas fontes, como os próprios workflows. O drawloop gera documentos em formato de excel, pdf, ppt, word, e outros.

2. App Deploy

Com o App deploy é possível distribuir o aplicativo criado pelo Nintex Mobile de forma simples e automática para as mais diversas plataformas (iOS, Android, Windows Phone).

3.Print-to-pdf

Foi criada a opção print-to-pdf, no qual pode-se imprimir o formulário em formato PDF. Em seu antigo modelo, muitas informações se perdiam por conta da formatação. Dessa forma, a Nintex promoveu uma pesquisa e descobriu que essa era a funcionalidade mais solicitada em seus fóruns. Além disso, pode-se agora definir o tamanho, a orientação para que o formulário fique mais agradável esteticamente.

4.External Start

Essa mudança se refere à integração com sistemas externos. Esse tipo de opção já existia, porém quando se trata de eventos (ex: disparo de um workflow), só podiam ser feitos a partir de um evento interno do SharePoint.

Esse tipo de função é bastante útil em processos de negócio, como por exemplo, quando é criada uma oportunidade no salesforce (CRM), o usuário pode querer que seja disparado um workflow para o gerente ou um follow up para o cliente.. Quando integrado ao Nintex, isso se torna muito mais descomplicado, pois proporciona uma automação de processos simples. A implementação do external start já está disponível no zapier.

5. Workflow Inventory

Como em sua tradução literal, ele nada mais é que um inventário de fluxos. Com ele, obtém-se uma visão sobre o que está acontecendo com o fluxo, ex: em que site está localizado, quem foi o último usuário a modificá-lo, sua última versão e última vez em que foi executado e se caso ele tenha sido há muito tempo, pode-se deletá-lo dali mesmo. Permite deixar o ambiente mais organizado.

6.Know Your Workflow

É um script que visa dar ao cliente o entendimento e controle do seu sistema, já que muitos gestores não têm ciência a respeito da quantidade de fluxos desenvolvidos em sua corporação. Muitas empresas não sabem quantos fluxos consomem, ex: muitas vezes a equipe de TI acredita que os fluxos estão sendo utilizados somente pelo setor de RH, mas na verdade, eles já se “espalharam”.

Por conta de algumas novas políticas de licenciamento será necessário ter melhor gerenciamento sobre aquilo que é consumido, dessa forma,o Know Your Workflow figura como uma ótima ferramenta. Ele é grátis, que pode ter seu download feito no próprio site da Nintex. Uma vez instalado no servidor, ele gera um arquivo CSV que é traduzido em um relatório. Neste relatório informa-se:

  • A economia de tempo gerada por causa com os fluxos;
  • O tempo médio para criar workflows simples e complexos;
  • A curva de adoção do Nintex por parte dos usuários;
  • ROI (Retorno de Investimento)

Além das novidades, o Nintex oferece outras diversas funções úteis ao dia a dia. Caso queira saber mais sobre essa ferramenta, marque uma consultoria gratuita com a Ímpeto.