Melhores práticas de Governança de SharePoint Híbrido

Melhores práticas de Governança de SharePoint Híbrido

O Office 365, que possui o modelo de serviço (SaaS), promoveu um nivelamento do mercado, permitindo que muitas pequenas empresas pudessem reduzir os seus custos, aumentar a produtividade e  ainda ganhar valiosas percepções administrativas que permitem competir com rivais muito maiores.
sharepoint-hibrido Melhores práticas de Governança de SharePoint HíbridoNo entanto, por algumas razões, nem todas as empresas se sentem aptas a migrar completamente para a nuvem. Portanto, o recurso de obter uma “mistura” de modelos, com a adoção ambiente híbrido SharePoint está se tornando cada vez mais popular .

As razões por trás desta tendência se resumem aos aspectos positivos de se mudar para um ambiente de TI que lhe dá a flexibilidade da nuvem e também permite que se mantenha os dados sensíveis dentro de seu ambiente local.

Para obter o que há de melhor dessa combinação é preciso ter alguns cuidados, sobretudo no que se refere a governança. Dessa forma, selecionamos algumas dicas e questões relativas a esse tópico que devem ser consideradas ao se adotar um ambiente híbrido.

 

  • Um plano de governança é essencial para seu sucesso 

A Governança é um conjunto de políticas, funções, responsabilidades e processos que controlam como as divisões de negócios de uma organização e as equipes de TI trabalham juntos.

Os níveis de complexidade aqui são aumentados porque sua organização terá de lidar com dois sistemas separados, ou seja, um sistema local e outro online. Dessa forma, sua empresa mantém sua regras e políticas constantemente verificadas e validadas.

 

  • Análise todas as necessidades de sua empresa 

Tenha em mente realizar um plano não é apenas sobre como fazer alterações nos aspectos técnicos de suas plataformas de TI. É também uma mudança de processos de negócio que exige o esforço de toda a sua organização. Pergunte a si mesmo, por exemplo:

Com a mudança para Office 365 híbrido como ocorrem as transações financeiras do seu negócio? Você precisará fornecer um novo método de transparência financeira?

É necessário assim, designar um grupo de governança para planejar de forma eficaz como a sua empresa precisará mudar e que pode realmente ajudar você a planejar e efetuar essas alterações nos procedimento de governança.

 

  • Conheça seus negócios 

A sua organização é única, com um conjunto específico de metas que vão influenciar a sua abordagem de governança. Ele também tem um conjunto exclusivo de conformidade e de preocupações com regulamentação. Certifique-se de entender essas distinções de seu negócio, como, por exemplo:

Existem diretrizes legais que possam determinar como o seu ambiente SharePoint irá operar? Você vai estar na posse de informação sensível caso precise em futuras auditorias?

  • Impulsionar a adoção do usuário e obter feedback 

Quando você faz mudanças ou alterações em qualquer coisa em seu negócio, é vital manter uma comunicação regular com seus usuários e equipes de negócios. É importante criar um espaço para comentários e sugestões para que as preocupações do usuário possam ser reconhecidos e o avanço da adoção da solução possa ser registrado.

 

  • Dê destaque às suas políticas 

Use o feedback e perguntas de seus usuários para criar uma página que é dedicada às suas Políticas de Governança e de filosofia da organização. Manter esse site atualizado e dinâmico bem como funcional é essencial; não se deve simplesmente despejar tudo lá e esperar que as pessoas procurem exaustivamente para encontrar a informação que precisam.

Quer entender melhor o funcionamento da versão híbrida? Acredita que essa opção possa se adaptar a seu modelo de negócios? Então agende uma reunião gratuita com a Ímpeto para esclarecermos suas dúvidas e ajudá-lo a escolher o melhor modelo para sua organização.

Tags: