Fiquem ligados: 6 mudanças no SharePoint 2016!

Fiquem ligados: 6 mudanças no SharePoint 2016!

sharepoint Fiquem ligados: 6 mudanças no SharePoint 2016!Sharepoint é umas das melhores opções quando se trata de plataformas de colaboração. Suas funções prometem ficar ainda mais aprimoradas com a nova versão a ser lançada em 2016. Algumas mudanças importantes irão ocorrer, sendo algumas delas já sinalizadas no release candidate. Devido a isso, é necessário que as equipes de TI fiquem atentas a essas possíveis novidades. Selecionamos seis delas:

  1. SharePoint Server 2016 pode ser a última versão do SharePoint projetado para rodar em OnPremise

O SharePoint 2016 é uma versão preparada com todos os conhecimentos e aprendizagens e melhorias que a Microsoft tem sido capaz de integrar devido a executar o SharePoint na nuvem. É provável que, em breve, esse software seja ambientado somente em nuvem.

  1. Não haverá uma versão gratuita do SharePoint  pequenas empresas

Sempre houve uma edição gratuita do SharePoint que estava disponível sem custos de instalação. Faltavam algumas funcionalidades como: suporte avançado de banco de dados, integração de gerenciamento de identidade e outros, mas era uma solução confiável para o gerenciamento de documentos e colaboração. No entanto, a disponibilidade de uma versão grátis fazia com que as empresas menores usassem os benefícios do SharePoint, sem ter que realizar uma implantação completa e, consequentemente,  pagar por isso.

 

  1. Serviços do Excel serão retirados

Muitas organizações utilizavam as funções do Excel como um jeito fácil de colaborar em planilhas simples, hospedando-as dentro do SharePoint e permitindo que as pessoas  pudessem acessá-las para exibir e editar o conteúdo através de um navegador. Para a próxima versão será um produto licenciado separadamente.

 

  1. Gerenciar o SharePoint a partir dlinha de comando ficará a cargo do PowerShell

STSADM, a linha de comando que gerenciou o SharePoint nas versões 2007 e 2010 , está obsoleta na versão 2016. STSADM foi o ponto em torno do qual uma grande quantidade de scripts administrativos foram construídos. No entanto, vem existindo uma maior pressão para que o PowerShell seja a linguagem de escolha para os administradores e também que os módulos do SharePoint PowerShell sejam equipados com uma carga de novos recursos e capacidades.

5A solução em formulários InfoPath  está acabando

InfoPath e SharePoint muitas vezes trabalharam juntos, com formulários InfoPath (como pedidos de férias, ordens de compra) hospedados em um aplicativo SharePoint ou biblioteca para guiar as informações e os pedidos ao longo de um processo de negócio. No entanto, foi decidido que InfoPath chegou ao seu fim. O InfoPath 2013 é a última versão e terá suporte até 2026, já os formulários InfoPath funcionarão no SharePoint 2016, mas provavelmente não mais além.

6.Há um grande foco em conectividade híbrida no SharePoint 2016

Se você já está trabalhando com o SharePoint Online e Office 365, mas ainda possui razões logísticas ou regulamentais pelas quais ainda é preciso manter alguns ativos do SharePoint On Premise, então SharePoint Server 2016 é voltado para a sua organização . Ele tem várias características concebidas para integrar seus sites e bibliotecas na nuvem com o que ainda está no local, incluindo a busca híbrida, sincronização de arquivos com  o Onedrive, sites de híbridos para que os usuários podem seguir sites em qualquer local em uma única lista e perfis integrados para que os usuários tenham um perfil na nuvem e que possam migrar para On premise, quando for necessário.

Quer entender melhor como funciona essa ferramenta? Agende uma consultoria gratuita com a Ímpeto.

Tags: