Processos

Qualidade garantida com a certificação MPS.BR Nível C

NTrabalhar seguindo as diretrizes de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) nos garantiu a certificação de Nível C no programa. Isso significa que nosso desenvolvimento é estruturado em processos formais e padronizados, o que garante o cumprimento de prazos e a qualidade dos produtos finais.

Na Ímpeto, entendemos que a necessidade de cada cliente é única. Aprendemos na prática a lidar com as particularidades de cada empresa, o que garante projetos exclusivos que se encaixam perfeitamente à realidade de seus negócios.

Metodologia

Trabalhamos com duas opções de perspectivas metodológicas para que, levando em consideração as variáveis de escopo, custo e tempo disponíveis por sua empresa, possamos atender às expectativas de forma eficaz.

Desenvolvimento Ágil

A mudança é a marca deste tipo de processo. A metodologia ágil é ideal para projetos sujeitos a alteração constante de requisitos. Em geral, o produto final vai sendo conhecido e construído ao longo do processo. Por isso, as etapas de desenvolvimento são bastante flexíveis.

 

Outra marca deste processo é que as entregas de soluções são feitas ao final de cada fase do projeto. Ou seja, o cliente tem contato com a solução, ou com parte dela, ao longo do processo. Isso possibilita o aprimoramento dos requisitos na etapa seguinte e, consequentemente, uma solução adaptada às diferentes configurações da empresa.

Desenvolvimento em cascata

Esta metodologia tem como principal característica a linearidade. Os projetos são claramente divididos em fases iniciais, intermediárias e finais. Para aplicar este método, é necessário que todos os requisitos sejam decididos (fechados) nas primeiras etapas do processo e que, antes mesmo de começar a desenvolver, todo o trabalho de design já esteja definido.

 

O desenvolvimento em cascata é funcional quando o escopo do projeto é claro, objetivo e não prevê mudanças profundas de orientação durante o processo. Outra característica deste método é a entrega da solução apenas na última fase do processo.

Gerência de projetos

A Ímpeto tem seu processo de desenvolvimento certificado pelo MPS.BR com o nível C – Definido. O programa MPS.BR é uma iniciativa brasileira que visa a Melhoria de Processo do Software com exigências equivalentes ao modelo internacional CMMi – o nível C do MPS.BR equivale ao nível 3 do CMMi.

 

A experiência acumulada nesses 15 anos de atuação nos proporcionou o entendimento de que uma gerência de projeto bem estruturada é tão importante quanto a solução entregue. Uma das competências que mais prezamos na Ímpeto é a transparência. Por isso, decidimos aplicar o conceito na prática. Para cada projeto firmado com um cliente, é criado um portal customizado em SharePoint que serve de canal exclusivo de comunicação.

 

Nesse portal, o cliente acompanha o desenvolvimento do projeto na íntegra. Ficam disponíveis informações de evolução do cronograma, registros de solicitação de mudanças e de correção de bugs, indicadores de andamento, gráficos e tabelas de acompanhamento, etc. O cliente pode, ainda, colaborar em documentos e especificações junto à nossa equipe da Fábrica de Software.

 

Além de disponíveis em tempo real e totalmente acessíveis, cada mínima informação sobre a evolução do processo fica centralizada no portal – uma plataforma simples e que substitui o envio de dezenas de e-mail, telefonemas confusos e reuniões desnecessárias. É a real compreensão do andamento do seu projeto de forma direta e fácil.

banner-equipe Processos
banner-tecnologia Processos