Como BI e Big Data podem ajudar meus negócios?

Como BI e Big Data podem ajudar meus negócios?

Uma tendência que veio para ficar é a de análise de dados. Com ela se pode extrair todo o potencial de cada ação executada pela empresa, além de possibilitar um planejamento das melhores estratégias de negócios. Nessa área dois tipos de ferramentas se destacam: a Big Data e a Business Intelligence, essas duas estruturas se complementam e quando utilizadas juntas se tornam sinônimo de sucesso.

analise-de-dados-conceito Como BI e Big Data podem ajudar meus negócios?Além das tecnologias de processamento de dados, essa área inclui práticas de negócios centrada e metodologias que podem ser aplicadas a várias setores de alto impacto tais como e-commerce, inteligência de mercado, governo, etc. Ainda existe uma confusão entre os termos Big Data e BI, por isso é necessário traçar as diferenças entre eles. O Big Data se refere a massivos volumes de dados variáveis, provenientes de diversas fontes. Eles vêm de redes sociais, aplicativos, imagens, entre outros; esses dados podem ser estruturados ou não, sendo considerados “brutos” no segundo caso, por não terem passado por qualquer tipo de refinamento.

As análises de Big Data são utilizadas para encontrar novos possibilidades de negócios. Elas influenciam desde o design do site, otimização da ordem dos produtos, análise de transações, até a análise de estrutura de mercado.

Business Intelligence

Business Intelligence (BI) se refere a coleta, análise e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Se utiliza de processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas. O objetivo de BI é permitir o acesso aos dados em tempo real, proporcionando a manipulação dos mesmos e fornecer aos gestores a capacidade de realizar o “diagnóstico” adequado.

 

Nesse sentido, precisa-se contar com ferramentas que forneçam panoramas de indicativos de desempenho, níveis de produtividade das equipes, entre outros. Com a Ímpeto, sua empresa pode adquirir plataformas que fornecem esses dados de modo simples e interativo, como o PowerBI e Datazen, para aqueles que precisam de BI e o Azure para quem necessita de Big Data. Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende uma consultoria gratuita.