Intranet CNC

Ganhos para todos

Às vezes, uma parceria em um projeto rende mais que o esperado, tanto para o cliente quanto para a empresa que presta o serviço. Um exemplo disso foi o trabalho realizado pela Ímpeto junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A intranet sempre foi uma ferramenta importante para a Confederação – o ambiente usado até a mudança, embora atendesse a demandas iniciais, não permitia a interação entre os usuários responsáveis pelo gerenciamento de conteúdo. O CMS (Content Management System) anterior limitava a expansão que a Comunicação Interna da empresa conduzia junto aos parceiros dos setores responsáveis pela manutenção e atualização das informações. A plataforma se mostrou de difícil manutenção e pouco intuitiva.

 

A partir disso, a Ímpeto e a CNC buscaram, então, oferecer uma alternativa que possibilitasse um conteúdo melhor organizado, distribuído e atualizado. Que disponibilizasse aos usuários da Intranet da CNC o uso de tecnologias mais modernas e que gerasse também, pela sua facilidade de manuseio, eficiência e ganhos de produtividade para todos os envolvidos, sem se tornar uma rotina a mais em uma intranet de uma entidade com mais de 200 colaboradores, dinâmica por natureza. E que, naturalmente, respeitasse as estratégias do ambiente corporativo da Confederação.

 

A solução apresentada pela Ímpeto foi implementar o SharePoint 2010, da Microsoft, plataforma de colaboração corporativa mais flexível e abrangente do mercado. Foram realizados treinamentos e o acompanhamento da implementação da ferramenta. O projeto contou com etapas de dimensionamento do trabalho e migração de conteúdo, automatizada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e pala Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Confederação. Após capacitações no Sharepoint, os colaboradores se mostraram aptos a entender melhor o produto e sua potencialidade. “Desenvolvemos os modelos de webparts, com campos necessários, usabilidade adequada, desenhando wireframes, e a Ímpeto os adaptou às características do Sharepoint. Após a implementação, houve uma passagem de conhecimento da Ascom para os setores envolvidos com a intranet”, explica Marcelo Vital, programador visual da CNC que orientou todo o processo de mudança da Intranet.

 

O resultado? Uma interface que guardou as características visuais da anterior, mas com melhorias funcionais perceptíveis, principalmente para os publicadores, o que facilitou a compreensão dos usuários em geral e ajudou no cotidiano de manutenção, publicação e edição de conteúdos. Desde a mudança, restou nítida a otimização do trabalho na Intranet e a possibilidade de criação de novas áreas, além da publicação de conteúdos mais fácil e uma interação maior com usuários.

 

“A parceria com a Ímpeto foi muito importante para a conclusão do trabalho. Eles compreenderam nossas demandas e atenderam a nossas necessidades”, complementa Vital. “Aprendemos muito. A experiência de trabalhar para atender à especificidade que o cliente apresenta nos engrandece enquanto empresa e profissionais. Ao final de cada projeto, temos um ganho de conhecimento também”, afirma Pascal Orfali, gerente da Ímpeto.

 

Parcerias, onde todos ganham. É isso o que a Ímpeto oferece!

cnc-bol-150x150 Intranet CNC

CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical de um dos principais setores da economia do País. Representante máxima dos cerca de 2,7 milhões de empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo, a CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945.

 

Como parte do seu compromisso com o fortalecimento do setor, a entidade também coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio), que reúne federações e sindicatos das categorias econômicas do comércio em todo o Brasil.

 

No entanto, a atuação da CNC vai além de defender os interesses desses segmentos. A Confederação administra o Sistema CNC/SESC/Senac, referência em ações em prol do desenvolvimento social.

Serviços Relacionados

Ficha Técnica

Tempo de de Desenvolvimento
5 Meses

 

Arquitetura de software
Sharepoint Server 2010

Soluções Relacionadas

Veja no Blog