8 Coisas a se considerar ao Migrar para o Office 365

8 Coisas a se considerar ao Migrar para o Office 365

migracao-office-365-300x201-1-300x201 8 Coisas a se considerar ao Migrar para o Office 365Se você está indo para o Office 365, há algumas coisas para pensar quando estiver na nuvem. Muitos estão acostumados a gerenciar compartilhamentos de arquivos em um ambiente no local de SharePoint, mas o Office 365 introduz alguns novos desafios. Assim separamos oito dicas do que fazer quando sua empresa for migrar:

Tenha um plano de governança 

O Plano de Governança é um guia que define a administração, manutenção e suporte de ambientes. Identifica vias de propriedade para as equipes de negócios e técnicos, definindo quem é responsável por quais áreas do sistema. Além disso, estabelece regras para a utilização adequada dos ambientes SharePoint .

Padronize seus sites, listas e bibliotecas 

É mais fácil de manter algo que é padronizado em toda a organização. Se os usuários criam sites onde quiserem, bem como as listas e bibliotecas dentro dela, se torna cada vez mais difícil de se fazer uma atualização ou ajudar seus usuários.

Regularmente audite seu SharePoint para manter as regras de conformidade ou evitar violações 

É necessário ter um maior cuidado, pois agora o Office 365 permite a possibilidade de que usuários externos acessem o conteúdo de sua empresa. Assim, com as auditorias, tome melhores decisões, gerenciando permissões e cumprindo suas políticas internas.

Entenda quem faz o quê – incluindo os administradores 

Papéis e responsabilidades são uma das primeiras coisas as quais se deve dar atenção quando se prepara um projeto do SharePoint. Com o SharePoint, mesmo no Office 365, há um grande número de peças, que frequentemente são administradas por diferentes pessoas. Para ajudar sua equipe, bem como os seus usuários, é preciso descobrir quem cuida de quê, e a quem se deve contatar quando houver alguma dúvida.

Mude a gestão e comunicação 

Você está levando pessoas para a nuvem com o Office 365 e, para muitos, mudando completamente a forma como eles trabalham. Um bom plano de comunicação e aplicação efetiva de mudanças na gestão será vital para o sucesso deste projecto.

Deixe que seus usuários sabibam porque isso está acontecendo, bem como partilhe marcos e datas de quando eles serão impactados .

Fique longe das páginas mestras do SharePoint 

Embora as páginas mestras permitam editar como o SharePoint ao se reescrever o layout, é altamente recomendado pela Microsoft que você não mexa nelas. Quando as atualizações as atualizações são feitas no Office 365, em muitos casos, podem acabar substituindo sua página mestra editada para adicionar um novo botão ou mudar a forma como propriedades são mostradas .

Dessa forma, procure e escolha dentre vários padrões e práticas oferecidas para obter a marca que você precisa sem modificar as páginas mestras.

Tenha um plano para usuários externos e seja capaz de auditá-los

Como mencionado anteriormente, é necessário realizar auditorias regularmente, com especial atenção para usuários externos e links anônimos, que precisam ser gerenciados. Além disso, um plano deve existir para ajudar seus usuários saber quando utilizá-los e como.

Deve-se identificar onde usuários externos podem ser usados, e desativá-lo em outros lugares para reduzir o risco. E se você decidir permitir usuários externos, em seguida deve verificar o que eles acessam. Além disso, forneça um relatório para a pessoa os convidou.

Entenda as modalidades de colaboração 

Entenda sua organização, os diferentes modos de colaboração e como as pessoas estão trabalhando. Nem todos dentro da sua empresa vão querer utilizar a mesma ferramenta para as mesmas necessidades. Algumas pessoas podem trabalhar com Planner, outros podem querer gerenciar tarefas no projeto, ou mesmo com listas do SharePoint.

Veja como você pode oferecer, além de SharePoint, diferentes maneiras de começar a trabalhar usando o que você tem dentro da suíte Office 365 .

Se sua empresa sente a necessidade por mais colaboração, maior rapidez e facilidade no compartilhamento de documentos, o Sharepoint é a resposta. A Ímpeto pode ajudá-lo com as melhores práticas nessa ferramenta, além de outros serviços do Office 365. Quer saber mais sobre a nuvem? Agende uma consultoria gratuita com nossos especialistas.