3 Mitos sobre a computação em nuvem desvendados

3 Mitos sobre a computação em nuvem desvendados

mitos%20nuvem2 3 Mitos sobre a computação em nuvem desvendadosApesar de sua forte presença em ambientes de trabalho por todo o mundo, a nuvem ainda é razão de dúvidas para muitos, que ainda desconhecem como ela pode ajudar seus negócios a se tornarem mais produtivos. Como alguns executivos ainda hesitam quanto a ela, reunimos aqui algumas concepções erradas, para deixar o assunto mais claro.

1.     “A nuvem não é segura, as informações que ficam nela podem ser facilmente comprometidas por fontes externas”

Essa é uma das maiores preocupações das empresas, já que possuem dados altamente confidenciais e importantes. Mas os provedores em nuvem estão sempre em busca do melhor em segurança para seus usuários. Provedores como a Microsoft e a Amazon utilizam-se de diversas ferramentas para assegurar que as informações dos clientes só sejam acessadas pelas pessoas certas, incluindo firewalls, sistemas de vigilância controle de acesso RBAC. Eles também tomam medidas para proteção contra ataques de DDoS, normalmente vistos em malas diretas e que podem incapacitar companhias que não possuem a infraestrutura apropriada para defesa contra estes.

2.     “Computação em nuvem é muito mais cara”

Algumas empresas têm receios quanto ao custo de migrar para a nuvem. Esse tipo de computação, no entanto, tem se tornado rapidamente um dos mais baratos do mercado, com preços decrescentes, graças à quantidade de concorrência em ascensão. Números recentes mostraram que seus custos caem uma média de 10% ao ano.

Há também a questão de tudo que você não está pagando de adicionais desnecessários quando se fala de servidor na nuvem. Nela, a segurança está ligada ao provedor da plataforma, já reduzindo os custos e problemas. Os clientes também não precisam se preocupar com a segurança física dos servidores, já que muitos serviços na nuvem incluem estruturas mais que adequadas para abrigar server farms.

mitos%20nuvem 3 Mitos sobre a computação em nuvem desvendadosOs provedores acabam também conseguindo reduzir preços de ferramentas na nuvem usadas por negócios. As empresas ganham mobilidade em suas operações e os custos podem ser por tamanho de estrutura ou mesmo por hora, o que encaixa o custo à real utilização dos recursos. Clientes em potencial não precisam se preocupar em desperdiçar dinheiro em armazenamento de dados: a nuvem é a solução com melhor custo benefício.

3.    “É impossível lidar com a nuvem; não dá pra controlar direito os sites e os dados nela”

Com a nuvem, as empresas conseguem escalar seus projetos de TI de uma maneira mais fácil e melhor gerenciada. Os provedores entendem que não faz sentido uma mesma infraestrutura para diversos tamanhos de empreendimentos, então há diversas opções, para que as companhias tenham o suficiente para suas demandas específicas, sem excessos. A nuvem ainda possibilita personalização, segundo os pedidos e necessidades do usuário: é mais customizável, nunca for a de controle.

 

Os mitos sobre computação em nuvem são facilmente desmentidos quando você entende melhor a questão. Mas é claro que, para qualquer auxílio ou mudança nos seus projetos, é sempre bom contar com uma equipe de especialistas, com resultados em diversos tipos de soluções. Aqui na Ímpeto, nós somos, por exemplo, parceiros da Amazon – e os únicos do Brasil com o certificado de proficiência em SharePointconcedido por ela. Além disso, temos parceria com a Microsoft e nosso site está hospedado no site público do Office 365, onde pudemos personalizá-lo – assim como pode acontecer com o seu site, se desejar colocá-lo lá. Nós ajudamos você a tomar as melhores decisões para a organização do seu negócio edeixamos a nuvem mostrar toda a capacidade que tem.